Como pai, como trabalhador, como membro desta comunidade que é o Pinhal Novo estou preocupado com esta insidiosa crise que afecta a esmagadora maioria dos que produzem riqueza nesta vila, neste concelho, neste distrito, deste país, deste mundo.

Dizem-nos constante e repetidamente que todos temos de fazer sacrifícios. Vemos já o sacrifico dos aumentos dos transportes, do IVA para a electricidade e gás, das empresas que fecham, dos patrões que se recusam a pagar salários, das condições de trabalho a regredirem para padrões próximo da escravatura. Tudo isto me indigna e preocupa.

E depois vêm “os cortes na ‘gordura’ do Estado”.

É aqui que a minha preocupação redobra. Vejamos o “corte da gordura na Educação:

Numa página e meia de legislação, o Governo atira para o desemprego (num eufemismo de horários 0 – entendeu bem ZERO), dezenas de milhares de professores, por todo país.Encerram-se mais dezenas de escolas por todo o país. Quanto a Auxiliares de Acção Educativa há falta, e toca de usar a precariedade do desemprego para “tapar buracos”, que nem resolve o problema dos desempregados nem das escolas. Cá no Pinhal Novo fala-se que na Escola Secundária vão ser cortados 60 postos de trabalho de professores. No Agrupamento Escolar José Maria dos Santos, até agora, “o silêncio é de ouro”. Quem sabe é forçado a estar calado, porque o “Estado Democrático” proíbe a divulgação transparente das medidas.

Mas, pergunto eu, se a educação dos nossos filhos é um bem precioso, como se pode ser indiferente ao corte desta “gordura” que põem em causa a qualidade e eficácia da educação, no caso dos professores e educadores de infância, ao apoio, ao bem estar e à segurança dos nossos filhos, no caso dos Auxiliares de Acção Educativa? Mas vejo, pouco a pouco, um movimento que rouba as perspectivas de futuro da minha filha.

Haverá mais pais que sentem o mesmo? Quererão conversar, reflectir, ver o que se pode fazer?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s